Seguidores

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Nutrição e Alimentação


Atualmente, é crescente a preocupação com as questões sobre alimentação. Este fato é bem visivel no dia-a-dia, onde são frequentes as reportagens em revistas, jornais e televisão, abordando assuntos referentes à alimentação. Isto justifica porque muitas pesquisas científicas têm demostrado que uma alimentaçãoadequada contribui para o bem estar geral do indivíduo.
Uma alimentação correta e adequada,exige alguns conhecimentos sobre nutrição.

O que é nutrição? É uma ciência que estuda as diversas etapas a qual um alimento sofre, desde a sua entrada no nosso organismo durante a mastigação até sua saída durante a eliminação. Neste processo ocorre os atos da digestão, absorção e eliminação dos nutrientes. É um ato involuntário que ocorre apenas com a introdução do alimento no sistema digestivo.
O que é alimentação? É o ato de se alimentar. É um ato consciente e depende de cada um, seguindo as seguintes leis:
Lei da quantidade: A quantidade de alimentos deve ser suficiente para cobrir as exigências energéticas do organismo e manter o seu equilíbrio para desempenhar as suas funções como respiração, temperatura do corpo, funcionamento dos órgãos entre outras funções.
Lei da qualidade: Fornecer todas as substâncias, isto é, nutrientes que o organismo necessita para o seu funcionamento adequado, como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.
Lei da Harmonia: As quantidades dos diversos nutrientes devem estar em equilibrio para o bom funcionamento do nosso organismo.
Lei da adequação: Tem como objetivo adaptar-se aos hábitos individuais, a situação socioeconômica, o estado fisiológico ou patológico do indivíduo, e as questões éticas, religiosas e culturais. Resumindo, a alimentação saudável deve ser em quantidade suficiente, qualitativamente completa, além de harmoniosa em seus componentes e adequada à sua finalidade e ao organismo que se destina.

Patrícia G. Cozzolino - Nutricionista

Nenhum comentário: