Seguidores

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Eva - Lidando com a tentação.


Você já desejou alguma coisa à ponto de ser tentada a consegui-la a qualquer preço? Uma carreira promissora com ótima remuneração, casa ou carro de seus sonhos, ou aquele homem super-atraente que parece ser o partido ideal para se casar, exceto pelo fato de não ser cristão... de repente, o preço – menos tempo com seus filhos, com os amigos, menos tempo para descansar e para o lazer, sem mencionar a culpa por não dar prioridades a Deus – parece baixo, comparado às possíveis recompensas.
Deve ter sido assim que Eva, a mãe de toda a humanidade, se sentiu. Talvez você pense que ela não tinha motivos para sentir-se assim. Afinal, vivia, literalmente, no Paraíso. Eva não precisava preocupar-se com o que vestir, porque tanto ela quanto Adão não tinham roupas (nem se sentiam envergonhados). Eles nem ao menos precisavam trabalhar para o seu sustento, Deus providenciava tudo.
Então surgiu a “astuta” serpente. Ela iniciou um diálogo com Eva que fez sua cabeça virar, só de pensar em tantas possibilidades.
A resposta da mulher foi bem direta:
"Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim [...] não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais." (Gênesis 3.3).
Então a serpente acrescenta, com sutileza:
"... Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.." (Gênesis 3.4-5). O inimigo de nossas almas sabe que a mulher gosta de uma "boa conversa", é por isso que há tantos casamentos sendo desfeitos, porque ele tem usado de suas artimanhas para conquistar, e as mulheres, assim como Eva, até podem resistir no início, mas acabam cedendo às tentações dele, caindo, assim em pecado. Foi o que aconteceu com Eva que cedeu à tentação, comendo do fruto proibido e ainda oferecendo a Adão, que também comeu. O texto não mostra Eva obrigando-o, apenas diz que ele também comeu. Como resultado disso, ambos passaram a enxergar a nudez, e quando Deus foi encontrá-los novamente estavam escondidos.
"E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim." (Gênesis 3.8).

Matéria de: Elaine do Nascimento

Nenhum comentário: