Seguidores

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

VENCENDO A MAMOM !




Muitas pessoas pensam que dinheiro não é algo muito espiritual. Todavia, a Bíblia fala muito a respeito de dinheiro. Existe uma estatística muito interessante que comprova esse fato. No Novo Testamento existem 215 versículos que falam a respeito de fé, 218 versículos que falam de salvação e 2084 versículos a respeito de finanças e dinheiro.


Em outras palavras, o Novo Testamento fala dez vezes mais de dinheiro do que de salvação. As pessoas concordam que a salvação é um tópico muito importante, mas, das 28 parábolas de Jesus 16 falam sobre dinheiro.


Porque Jesus falou tanto a respeito de dinheiro? Será que Jesus estava atrás de dinheiro? Será que ele veio a esta Terra a procura de dinheiro? É claro que a resposta é não. Jesus não está interessado em dinheiro. Ele está interessado em nossos corações.


Se ele está interessado em nossos corações, então porque ele falou tanto de dinheiro? Simplesmente porque as pessoas possuem muitos tesouros e riquezas. E Jesus disse que onde estiver o nosso tesouro, ali também estará o nosso coração.


O coração sempre vai atrás do tesouro. Se existe algo que valorizamos e que é importante para nós, não importa o que seja, o nosso coração vai atrás dele.


A questão do ofertar não está em absoluto ligada apenas a prosperidade e a bênção, mas acima de tudo é uma questão de quem governa a nossa vida, quem é dono de nosso coração.


Jesus disse que não podemos servir a Deus e a Mamon. "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas (Mt. 6:24)".


A Palavra usada no grego traduzida como riquezas nesse texto é "mamom". Ela não significa literalmente riqueza ou dinheiro. Jesus, nesse texto, está falando sobre duas coisas opostas: de um lado Deus e do outro lado mamon. Desta forma, se você serve a Deus; não pode servir a mamon, e se você serve a mamon; não poderá servir a Deus. São dois pólos antagônicos, opostos entre si.


Assim, se mamon significasse dinheiro, não poderíamos servir a Deus e ter dinheiro. Ter dinheiro ou uma conta no banco seria algo pecaminoso. Jesus nunca nos proibiu de ter dinheiro, por isso não penso que mamon significa dinheiro.


Nos dias de Jesus existia o povo filisteu. Sabemos que todos os povos que viviam em Canaã adoravam muitos deuses falsos e os filisteus eram um deles. Os moabitas adoravam a Moloque, outros a Dagon, e ainda outros a Baal e a Astarote, mas os filisteus adoravam a um deus chamado Mamon. Era o deus a quem eles oravam buscando prosperidade.


Atrás de todos aqueles deuses havia espíritos demoníacos. Esses espíritos trabalhavam por detrás daqueles ídolos para desviarem as pessoas para longe de Deus. Esses espíritos queriam a lealdade do coração das pessoas. É por isso que Jesus disse: você não pode servir a Deus e a mamon.


1. MAMOM É UM DEUS QUE DÁ SEGURANÇA:


Mamon é mais que as riquezas, são as nossas fontes. Mamon é um deus concorrente do próprio Deus verdadeiro. Observe como mamon atua como um deus fazendo aquilo que somente o Senhor Deus poderia fazer em nossas vidas.

a. Um deus que me dá segurança:

Há pastores que se sentem seguros com o dinheiro, mas não se sentem seguros com Deus apenas. Isto mostra quem é o deus de suas vidas. Imagine se você estivesse à meia- noite no centro de Tóquio sem falar uma só palavra em japonês e sem um centavo no bolso, mas eu lhe diria que Deus estaria ali com você. O que você sente? Uma tremenda angústia, não é mesmo?


O fato de saber que Deus estará com você não ajuda muito, mas agora imagine a mesma situação com a diferença de que você estará com um cartão de crédito sem limites. Você poderá ir para o melhor hotel, pagar um intérprete, um carro e qualquer coisa que você necessite. A angústia desaparece porque confiamos mais em mamon do que em Deus.


b. Um deus que exige de mim santificação e dedicação:


Você já reparou como se exige integridade, transparência daqueles que lidam diretamente com o dinheiro? Isto é porque Mamon é um deus que exige santidade a ele. De quem você exige mais caráter: do tesoureiro ou do líder de visitação? Normalmente, somos flexíveis com o caráter do líder de visitação, mas não aceitamos nem o mínimo tropeço de um tesoureiro.


Para mostrar que não servia a mamon, Jesus escolheu a Judas para ser o seu tesoureiro. Judas era ladrão. É como se ele dissesse, para mamon eu dou o pior.


E a dedicação? As pessoas se dedicam muito mais a mamon que a Deus. Se um líder fica doze horas no seu trabalho a sua esposa não se importa, mas se ele fica uma pouco mais na sua ajudando na igreja ela logo se exaspera.


Tenho ouvido sempre críticas a respeito de pastores que trabalham muito. Mas veja, se um jovem abre um pequeno negócio e trabalha ali até catorze horas por dia, todos o elogiam como alguém de futuro, mas se um pastor trabalhar catorze horas por dia todos dirão que ele é irresponsável. Daí vemos que para mamon vale tudo, mas para Deus há restrições.


c. Um deus que exige o melhor:

Você já percebeu que os executivos são sempre os mais capazes e os mais bem treinados dentro da sociedade? Se alguém tão preparado vai ser um pastor todos ficam abismados. Se mandamos alguém se preparar tanto para servir a Deus todos se escandalizam.


O pensamento de Judas ainda prevalece hoje. É um desperdício gastar tanto com Jesus. Precisamos ver mais executivos, doutores e cientistas vindo servir a Jesus. Quem é colocado para ser pastor em sua comunidade? São os melhores, os mais capazes e bem treinados ou são aqueles que não servem para o mercado de trabalho? Não podemos servir a Deus e a mamon.


d. Um deus que determina o valor das coisas:


Se tenho dinheiro sinto que tenho valor. Se não tenho sinto-me sem importância. A minha auto-estima é proporcional ao dinheiro na minha carteira. Até o meu estado de humor depende do dia do mês. Quanto mais perto do dia do pagamento melhor fica o meu humor. Se mamon governa ele determina o valor das coisas e das pessoas.

e. Um deus que exige temor:


A maneira como mamon governa é por meio do medo e da ansiedade. Com receio de ficar sem dinheiro e passar necessidade, as pessoas vivem atormentadas pelo medo de mamon. Porque as pessoas perdem o sono à noite? Sobre o que elas ficam pensativas e muitas vezes ficam ansiosas? O dinheiro controla a maioria das pessoas. Mamon exige respeito.


f. Um deus que governa as circunstâncias:


Sempre que estou com uma pessoa do meu lado converso perguntando pra ela:

– O que você faz pra viver?

Depois que ela me responde eu prossigo perguntando:

– E você gosta do que faz?

Na maior parte das vezes elas respondem com um veemente não. Então eu as questiono:

– E porque você continua fazendo o que não gosta?

E a resposta é sempre esta: dinheiro. Ao responderem assim eles estão demonstrando quem é o senhor deles. Quando dizem: eu trabalho por dinheiro, estão na verdade afirmando: o dinheiro é o meu senhor, eu sirvo o dinheiro.

Nós nunca deveríamos trabalhar por dinheiro. Nós fomos planejados para trabalhar para Deus. O dinheiro deve ser o nosso servo e nós devemos servir a Deus. Não trabalhe por dinheiro; deixe o dinheiro trabalhar por você.

Não trabalhe pelo dinheiro, trabalhe por uma visão, por um chamado de Deus. Se você foi chamado para fazer algo, então faça pela direção de Deus e não simplesmente por causa do dinheiro. A realidade é que mamon tem decidido qual profissão as pessoas seguirão.


É o dinheiro quem tem decide tudo na vida das pessoas. É mamon quem decide quantos filhos devo ter. Você já viu algum crente orando para saber quantos filhos deve ter? Eles dizem: a vida está difícil e pode ser que eu não consiga sustentar mais que dois. Quem decidiu? Certamente não foi o Senhor, foi mamon.


É mamon quem decide quando devo me casar. É mamon quem decide se devo ou não ir a uma conferência abençoada. É mamon quem decide se posso ou não ofertar. É mamon quem decide como devo tratar cada pessoa.


Mas a pior tragédia acontece quando mamon começa a decidir como devemos fazer a obra de Deus. Se deixamos de enviar missionários ou expandir a obra de Deus por causa de dinheiro, então vemos que não haverá mover de Deus naquela igreja.


g. Um deus que exige adoração:

Talvez você diga que nunca adorou a mamon, mas nós fazemos isso não com palavras, mas com atitudes.


A oração a mamon:


Ó mamon como preciso de você. Se você está comigo sinto-me seguro, mas se vai embora fico angustiado. Consigo fico alegre, sem você perco o humor. Se está comigo sei que tenho valor, mas se você não está não tenho importância alguma. Por você faço qualquer coisa, qualquer sacrifício qualquer renúncia. Você é a minha realização e recompensa.


A Bíblia não diz que o dinheiro é mau em si mesmo. O dinheiro não é mau. O mau é o amor do dinheiro, como é dito em I Timóteo 6:10. O problema é quando o coração está apaixonado pelo dinheiro. Este é o verdadeiro problema. "Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores (I Timóteo. 6:10)".


Evitar o dinheiro não resolve o problema, porque o problema não está com o dinheiro, está com o coração. Não fomos chamados para evitar o dinheiro, fomos chamados para usar o dinheiro apropriadamente.


2. MAMOM É UM ESPÍRITO ATUANTE NO MUNDO:


Um crente jamais se dobraria diante de uma imagem. Então, o maligno se esconde atrás do dinheiro para receber adoração.


3. MAMOM É UM DEUS IMUNDO:


É uma verdadeira obra da graça o fato de Deus permitir que se traga dinheiro diante dele na vida da igreja. O dinheiro é uma das coisas mais imundas que existe.


Tenho ido a seminários de batalha espiritual onde se ensina que certas roupas ou objetos carregam espírito que podem ser transferidos para as pessoas. Invariavelmente, eles fazem uma fogueira para queimar todos esses objetos instrumentos de Satanás. Todavia, eu nunca vi ninguém mencionar o dinheiro ou mesmo levá-lo para ser queimado. Mas, se existe algo como espírito de transferência; então, o dinheiro transfere um espírito a todos que tocam nele.


Pense na cédula que você está carregando. Pode ser que o dinheiro que você carrega no seu bolso foi recebido por uma prostituta como pagamento, por um travesti pelos seus serviços sexuais, ou como pagamento de propina e corrupção. Pode ser ainda que por causa dele alguém foi assassinado, ou seqüestrado ou pode ser que foi roubado ou furtado de alguém. Pode ser que por causa dele pais brigaram com filhos, esposas separaram de seus maridos. Imagine se esse dinheiro não foi colocado também numa oferenda ou num despacho numa encruzilhada. A mesma nota que andou por todos esses lugares está agora na sua mão, dentro do seu bolso e junto de sua família. Isto pode representar um sério problema espiritual.


Não estou sugerindo que você jogue seu dinheiro fora, mas que o santifique. Isto somente é possível pelo dízimo e pela oferta. Jesus disse que o altar santifica a oferta (Mt. 23:19). Quando você traz o dízimo, Deus santifica os outros 90% que ficaram com você.


Todavia, isso apenas realça a tremenda graça de Deus em permitir que você seja liberto do deus desse século, trazendo a ele uma oferta em dinheiro. Ai o inverso torna-se verdadeiro, o dinheiro ofertado ao Senhor é então santificado voltando depois para ser usado pelas pessoas. Se há espírito de transferência precisamos trazer imediatamente todo o dinheiro para a Casa de Deus para que possa ser santificado e se torne instrumento de transferência de bênção para todos.


Pr. Paulo Bruno dos Santos.

COMO CRIAR UM CRIMINOSO ?

A Bíblia nos ensina em Provérbios 22.6: "Ensina a criança no caminho que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele." A chefia de polícia de Houston, Texas (EUA), publicou as seguintes diretrizes irônicas sobre a educação de filhos:

Como posso conduzir meu filho a caminhos errados?

  • Desde pequeno, dê ao seu filho tudo que ele deseja.
  • Ache graça quando seu filho disser palavrões, pois assim ele ficará convencido da sua originalidade.
  • Não lhe dê orientação espiritual. Espere que ele mesmo escolha "sua religião" depois dos 21 anos de idade.
  • Nunca lhe diga que ele fez algo errado, pois isso poderia deixá-lo com complexo de culpa.
  • Deixe que seu filho leia o que quiser... A louça deve ser esterilizada, mas o espírito dele pode ser alimentado com lixo.
  • Arrume pacientemente tudo que ele deixar jogado: livros, sapatos, meias. Coloque tudo em seu lugar. Assim ele se acostumará a transferir a responsabilidade sempre para os outros.
  • Discuta freqüentemente diante dele, para que mais tarde ele não fique chocado quando a família se desestruturar.
  • Dê-lhe tudo em comida, bebida e conforto que o coração dele desejar. Leia cada desejo nos seus olhos! Recusas poderiam ter perigosas frustrações por conseqüência.
  • Defenda-o sempre contra os vizinhos, professores e a polícia; todos têm algo contra seu filho!
  • Prepare-se para uma vida sem alegrias – pois é exatamente isso que o espera!
  • Quem "educar" seus filhos dessa maneira, realmente deve esperar anos difíceis, pois a Bíblia diz em Provérbios 29.15b: "...a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe". Aquele, entretanto, que seguir a Palavra de Deus na educação, experimentará o que diz Provérbios 29.17: "Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias à tua alma." (Norbert Lieth).

Publicado anteriormente na revista Chamada da Meia-Noite, abril de 1997.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Colares ganham cada vez mais espaço na moda

O acessório se transformou no favorito de diversas grifes brasileiras

Como nenhum outro acessório, exceto os sapatos, os colares vêm ganhando grande força no mundo da moda. Muitas grifes que desfilam suas coleções no Fashion Rio e no São Paulo Fashion Week apostam suas fichas nos colares para deixar os looks mais alegres.

abril.com.br

Colares grandes destacam o colo e chamam atenção para o rosto; nas imagens acima, em sentido horário, exemplos das marcas Cori, Colcci, Água de Coco e Neon

A consultora de imagem Roberta Bourguignon alerta que mulheres com pescoço comprido devem procurar usar colares que fiquem mais rentes à face. ?Se quiser usar um longo, experimente dar uma volta no acessório antes, para depois deixá-lo cair entre os seios. Com esse truque, o pescoço não vai parecer tão de girafa?, compara. Em contrapartida, as pescoçudas podem abusar o quanto quiserem das gargantilhas.

abril.com.br

A atriz Bel Kunter tem o pescoço bem longo e arrematou sua produção com uma bela gargantilha no lançamento da novela "Beleza Pura"

Mulheres com pescoço curto podem apostar nos colares mais longos. ?Se ela combinar o colar longo com um decote em V, o efeito vai ser melhor ainda, pois a mulher vai ficar com um porte mais alto?, diz.

abril.com.br

Apesar de ser muito alta, Luciana Gimenez tem o pescoço curto; para alongar, ela desfila com colares bem compridos

Para escolher o colar correto é preciso usar o bom senso. Veja algumas dicas valiosas:

abril.com.br

Roupa preta segura todo o tipo de colar. Coloridos, pratas ou dourados, tudo cai bem. Veja como a corrente com pingentes grandes usada por Glória Menezes, no lançamento da novela ?A Favorita?, deu outra vida ao visual black total



abril.com.br

Ao escolher um colar mais volumoso e que vá chamar mais atenção para a área do busto, opte por brincos mais discretos, como fez a atriz Lucielle di Camargo



abril.com.br

Mulheres com pescoço comprido podem abusar das gargantilhas. Mas, para alongar o corpo, combine colares longos com os mais curtos, como fez a atriz Taís Araújo



abril.com.br

Colares grandes podem ser usados também com roupas estampadas, mas de olho nas cores; siga o exemplo da cantora Vanessa da Matta, que combinou um vestido azul poderoso com um colar grande, mas em preto e branco

Sete receitas de máscaras faciais


Máscaras deixam a pele lisa

Com resultado imediato, os tratamentos deixam a pele macia, iluminada e aplacam problemas como a oleosidade


Quem não quer andar por aí com o rosto cheio de viço e luminosidade? As máscaras de beleza são uma alternativa prática para suavizar a expressão e manter a pele lisinha, hidratada, firme e rejuvenescida.

Pronta para o baile
Antes de começar a operação spa em casa, vale seguir alguns passos para garantir o resultado do tratamento:
- Limpe bem a pele. Use um sabonete com PH neutro para não agredir a pele. Prefira as versões líquidas que são mais suaves.
- Remova as células mortas com um bom esfoliante. Faça movimentos suaves e circulares em toda a área do rosto
- Se tiver feito depilação no buço ou nas sobrancelhas, deixe para aplicar a máscara uma semana depois para evitar irritação
- Relaxe. Quando estiver com a máscara, por um período de cinco a 20 minutos, procure descansar para não prejudicar a absorção do produto.

Confira abaixo receitas eficientes e fáceis de fazer:

Para revitalizar
Máscara de chocolate
Ingredientes: 1 col. (sopa) de chocolate amargo; 1 col. (sopa) de argila rosa

Preparo: Derreta o chocolate amargo em banho-maria. Acrescente a argila e misture bem até formar uma pasta. Espere amornar e espalhe por todo o rosto (exceto área dos olhos e lábios). Deixe agir por 20 minutos. Depois, lave o rosto com sabonete neutro e água. A máscara não deve ser utilizada para as oleosas ou com acne por ter alto poder de hidratação.

Para deixar a pele lisinha
Máscara de mel
Ingredientes: 1 col. (sopa) de mel; 1 folha de gelatina incolor e 1/2 xíc. (café) de água morna.

Preparo: Dissolva a gelatina, conforme as instruções da embalagem. Deixe esfriar e misture com o mel. Passe no rosto. Deixe agir por 15 minutos. Retire com água fria.

Para reduzir as olheiras
Máscara de aveia
Ingredientes: 2 col. (sopa) de aveia; 2 col. (sopa) de leite em pó de soja e 1 xíc. de soro fisiológico.

Preparo: misture os ingredientes até formar uma pasta. Dê batidinhas na pele com a ponta dos dedos antes de aplicar na região das olheiras. Aplique a máscara e deixe agir por 10 a 15 minutos. Feche os olhos e aproveite para relaxar.

Máscara para reduzir olheiras

Pele seca e sensível
Máscara de abacate
Ingredientes: 1/2 abacate; 2 colheres (sopa) de óleo de amêndoas; 2 ampolas de vitamina E.

Preparo: amasse a polpa do abacate com um garfo e misture com os outros ingredientes até formar uma pasta. Aplique em todo o rosto e contorne a região dos olhos. Deixe agir por 30 minutos e retire com água fria. Fazer uma vez por semana.

Pele oleosa
Máscara de ameixa
Ingredientes: 1 ameixa seca média; 1 colher (sopa) de mel e 1 colher (sopa) de água.

Preparo: bata os ingredientes no liquidificador. Aplique e deixe agir por 15 minutos. Retire com água fria. Fazer duas vezes por semana.

Máscara de abacaxi
Ingredientes: 2 rodelas de abacaxi; 1 folha de gelatina branca e 1 xícara de água.

Preparo: bata o abacaxi no liquidificador. Prepare a gelatina, conforme as instruções da embalagem. Depois misture com o abacaxi e deixe esfriar. Aplique a máscara na zona T do rosto (testa, nariz e queixo). Deixe agir por 15 minutos e retire com água fria. Repetir o tratamento duas vezes por semana.

Pele normal
Máscara de morango
Ingredientes: 1 morango fresco; 1 colher (sopa) de iogurte natural integral; 1 gota de óleo essencial de lavanda

Máscara de morango

Preparo: amasse o morango e misture com o iogurte. Acrescente a lavanda e mexa. Em seguida, umedeça o rosto com água morna e massageie a pele com o creme de limpeza por 1 minuto. Depois, enxágüe com água morna.

http://www.abril.com.br

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

TRATAMENTO DE BELEZA

TRATAMENTO DE BELEZA

PARA MULHERES







A beleza é um dos triunfos da mulher. Querer ser bela é inerente à feminilidade. Nestes dias em que a mulher anda reinando não apenas no lar, mas se projeta no cenário público, é bom que esteja apta para reinar com toda a sua pujança. A Rainha Ester foi a mulher que impressionou pela sua beleza, não apenas ao rei, mas ao guarda das mulheres e a todos que a cercavam (Ester 2).


A beleza de Ester não era superficial e nos fala de muito preparo. Foram doze meses de embelezamento. Um novo ano começou e com ele o desafio de doze meses para um tratamento de beleza que nos coloque numa postura que glorifique ao Rei dos Reis. Deus tudo fez tudo belo e admirou-se de Sua criação. Aprimoremos também a beleza que Deus criou.



A receita para este tratamento começa com:





LIMPEZA INTERIOR - Do coração procedem as fontes da vida (Pv 4.20-27). Dele é necessário retirar todas as manchas, cicatrizes de amargura, frustrações, toda a sujeira que esteja poluindo a alma. Jesus adverte que o mal vem de dentro (Mc 7.14-23) e Jeremias fala dos enganos do coração (Jr 17.9), por isso faz-se necessário permitir um trabalho profundo do Espírito Santo para a remoção de tudo que possa comprometer a beleza do caráter do Cristão. O Salmo 139.23-24 nos conduz à confissão e quebrantamento pela ação do espírito.






ELIXIR DE REJUVENESCIMENTO - A mente exerce um grande poder sobre nós. Somos, realmente, aquilo que pensamos - belas ou feias, novas ou velhas. Paulo fala em transformação pela renovação da mente (Rm 12.2). Faz mais efeito que as operações plásticas que concertam ou pioram apenas o que é exterior. Encher a mente de pensamentos positivos (Fp 4.8) e preenchê-la com a Palavra de Deus (Cl 3.15). Aí se encontra o verdadeiro segredo da força da juventude.





ÓLEO PARA A CABEÇA - O óleo da união derramado sobre a cabeça de Arão (Sl 133) que nos leva a amar as pessoas, aceitá-las como são. Óleo que lubrifica os relacionamentos, fluindo como ingredientes para uma convivência saudável. Também o óleo da unção do Espírito que ungindo a cabeça, faz transbordar o coração (Sl 23.5).







BATOM PARA OS LÁBIOS - É o louvor. Salmo 34.1 nos recomenda a usá-lo constantemente. Evitemos palavras ferinas, negativas ou hábitos da murmuração. Enfeitar os lábios com palavras de louvor, de conforto, que levante os abatidos e glorifiquem ao nosso Rei (Sal 19.14).





MAQUIAGEM - Não há processo mais eficaz para embelezar a face do que a alegria. "O coração alegre aformoseia o rosto..." (Pv 15.13).



BRILHO - O tempo que passamos com Deus dá brilho a vida. Que o diga Moisés (Ex 34.29). "Para ser bela pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante de deus" - Michel Quoist.





CREME PARA AS MÃOS - (Ec 9.10 e Pv 31.20) Mãos adornadas com o serviço ao próximo. Mãos que trabalham, mãos que constroem, mãos que ajudam, mãos que sustentam os debilitados.





CALÇADOS PARA OS PÉS - (Pv 4.26-27) - Pés que andam por caminhos direitos ( Is 52.7 ) - Pés formosos que levam boas notícias, as boas novas da salvação. TRAJE - Alta costura do Atelier do senhor - (1Pe 3.3-4) apresenta o traje do espírito manso e suave. E é a única fórmula bíblica para conquistar o esposo para Cristo.






PERFUME - Mais precioso que o "Chanel 5 ", pois é da "grife" do Senhor - ( ( 2 Co 2.14-15 ) - O perfume de Cristo. É um pouco diferente das famosas essências francesas cujos frascos precisam ser bem lacrados para não exalar o aroma; neste, o "vaso de alabastro" ( a nossa casca grossa) tem que ser quebrado para perfumar o ambiente.






ETIQUETA SOCIAL - Aulas de etiqueta social não podem faltar ao tratamento de beleza, pois completam o trabalho realizado. Define-se apenas numa palavra AMOR. Sem ele nada tem valor. E com ele é possível nos apresentarmos com nobreza em qualquer ambiente. ( 1 Co 13.5 ) " O amor comporta-se bem e não busca vantagens próprias".



Que Deus lhe proporcione oportunidades para viver a beleza de Cristo em todo o seu esplendor. Desenvolva toda sua potencialidade de MULHER CRISTÃ atuando em sua Igreja em um dos ministérios existentes, em seu lar, enfim em todo tempo que a Luz de Jesus brilhe através de você.



Happy Halloween ???

"Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes" (Efésios 6.12).

Meus filhos teens estudam no melhor curso de inglês da cidade e todo ano é a mesma história: ao término da última aula do mês de outubro, os professores relembram a todos os alunos para participarem da festa de Halloween a ser realizada na noite de 31 de outubro. "Happy Halloween, class!" ("Feliz Halloween, turma!"), conclui o entusiasmado professor.

Anteriormente a festividade era realizada no auditório, mas no ano passado foi no prédio anexo. Uma semana antes do Halloween o mesmo transformou-se em uma casa mal-assombrada, que ficou coberta de plásticos e tecidos pretos e por vários desenhos escabrosos que lhe davam um aspecto de terror.

Será que Halloween é realmente uma festa feliz ("happy")? Ou será que há ocultismo da pesada nas suas origens? Será que essa festa envolve celebrações fúnebres, consultas aos mortos, louvor à "divindade" da morte e negociatas com entidades do mundo tenebroso? Será que é um evento tão ingênuo como se diz?

A origem do Halloween

O calendário da bruxaria resume-se no relacionamento da "Grande Deusa" (representada pela Lua e que nunca morre) com seu filho, o "Deus Chifrudo" (representado pelo Sol e que a cada ano nasce no dia 22 de dezembro e morre no dia 31 de outubro).[1]

Na roda do ano wicca (bruxaria moderna), o dia 31 de outubro é o grande sabá (festa) de Samhain (pronuncia-se "sou-en"). Nessa época tudo já floresceu e está perecendo ou adormecendo (no Hemisfério Norte): "O sol se debilita e o deus está à morte. Oportunamente, chega o ano novo da wicca, corporificando a fé de que toda morte traz o renascimento através da deusa."[2]

O que é Samhain? É uma palavra de origem celta para designar "O Senhor da Morte". Os celtas dedicavam esse último dia de outubro para celebrar a "Festa dos Mortos".

Alto lá! Então, os professores de inglês, ao desejarem um "Happy Halloween!", estão, na verdade, desejando um "feliz" Samhain? Ou seja, uma "feliz" festa dos mortos? Um "feliz" ano novo da bruxaria? Um "feliz" dia da morte do "Deus Chifrudo"?

Se todo esse pacote é oriundo da religião celta e foi incorporado às doutrinas da bruxaria moderna, então precisamos conhecer mais sobre os celtas.

Os celtas e o culto aos mortos

O que hoje chamamos de Halloween era o festival celta de Samhain, o "Deus dos Mortos".

É possível rastrear as origens das tribos celtas até a cultura de Túmulos da Idade do Bronze, que atingiu o seu apogeu por volta de 1200 a.C. Contudo, os celtas não figuram como povo distinto e identificável até a época do período de Hallstatt (dos séculos VII a VI a.C.).[3]

Durante o período de Hallstatt, os celtas espalharam-se pela Grã-Bretanha, Espanha e França. O ano novo deles começava no dia 1º de novembro. O festival iniciado na noite anterior homenageava Samhain, "O Senhor da Morte". Essa celebração marcava o início da estação de frio (no Hemisfério Norte), com menos períodos de sol e mais períodos de escuridão.

Os celtas acreditavam que durante as festividades de Samhain, os espíritos dos seus ancestrais sairiam dos campos gelados e dos túmulos para visitar suas casas e cabanas aquecidas. Os celtas criam que teriam de ser muito receptivos e agradáveis para com os espíritos, pois os bons espíritos supostamente protegeriam suas casas contra os maus espíritos durante aqueles meses de inverno.

Os celtas tinham medo do Samhain. Para agradar-lhe, os druidas, que eram os sacerdotes celtas, realizavam rituais macabros. Fogueiras (feitas de carvalhos por acreditarem ser essa uma árvore sagrada) eram acessas e sacrifícios eram feitos em homenagem aos deuses.[4] Criminosos, prisioneiros e animais eram queimados vivos em oferenda às divindades.

Os druidas criam que essa era a noite mais propícia para fazer previsões e adivinhações sobre o futuro. Essa era a única noite do ano onde a ajuda do "Senhor da Morte" era invocada para tais propósitos.

Um dos rituais para desvendar o futuro consistia da observação dos restos mortais dos animais e das pessoas sacrificadas. O formato do fígado do morto, em especial, era estudado para se fazer prognósticos acerca do novo ano que se iniciava. Essa prática ocultista aparece no Antigo Testamento sendo realizada pelo rei da Babilônia: "Porque o rei da Babilônia pára na encruzilhada, na entrada dos dois caminhos, para consultar os oráculos: sacode as flechas, interroga os ídolos do lar, examina o fígado" (Ezequiel 21.21).

Oh! Então, quando os professores de inglês desejam "Happy Halloween!" à classe, estão indiretamente desejando que seus educandos façam negociatas com espíritos do mundo sobrenatural que supostamente controlam os processos da natureza. E mais: que seus pupilos apaziguem e acalmem os espíritos maus, pedindo proteção aos espíritos bons durante aquele novo ano.

Os principais símbolos do Halloween

Com a migração dos ingleses, e especialmente dos irlandeses, para os Estados Unidos, no século XIX, Halloween foi pouco a pouco tornando-se popular na América.



a) "The Jack O’Lantern" (A Lanterna de Jack)

Esse é o nome daquela abóbora (jerimum, no Norte e Nordeste) esculpida com uma face demoníaca e iluminada por dentro.

Conta-se uma história de que Jack era um irlandês todo errado, que gostava de aprontar com todo mundo e chegou a enganar até o próprio Satanás. Quando Jack morreu, não foi permitida sua entrada no céu, nem no inferno. Satanás jogou para ele uma vela para iluminar seu caminho pela terra. Jack acendeu a vela e a colocou dentro de um nabo, fazendo uma lanterna para si.

Quando os irlandeses chegaram aos Estados Unidos, encontram uma carência de nabos e uma abundância de abóboras. Para manter a tradição durante o Halloween, passaram a utilizar abóboras no lugar de nabos.

b) "Apple-ducking [bobbing for apples]" (maçãs boiando)

Esse é o nome de um ritual que foi incorporado às celebrações de Halloween depois que os celtas foram dominados pelos romanos. É uma homenagem a Pomona, a deusa dos frutos e das árvores, que era louvada na época da colheita (novembro). Os antigos geralmente a desenhavam sentada em uma cesta com frutos e flores. A maçã era uma fruta sagrada para a deusa.

Maçãs ficavam boiando em um barril com água, enquanto as pessoas mergulhavam seu rosto nela tentando segurá-las com os dentes. Depois faziam adivinhações sobre o futuro, com base no formato da mordida.

c) "Trick or Treat" (Travessura ou Trato)

Dos 15 aos 19 anos de idade vivi nos estados de Indiana e do Tennessee vendo a mesma cena se repetir várias vezes na noite de 31 de outubro. Crianças da vizinhança, fantasiadas de vários monstros, batiam à porta e, ao abrirmos, elas nos indagavam: – "Trick or Treat?".

Se respondêssemos "trick!", elas iniciavam uma série de travessuras como sujar a grama em frente da casa com papéis e lixo, jogar ovos no terraço, além de sairem gritando ofensas ingênuas. Respondendo "treat!", nós lhes dávamos alguns confeitos e elas saíam contentes e felizes em direção à próxima casa.

O que não sabíamos naquela ocasião, mas sei agora, é que aquelas criancinhas simbolizavam os espíritos dos mortos que supostamente vagueavam naquela noite procurando realizar maldades (travessuras) ou em busca de bom acolhimento (bons tratos). Os celtas deixavam comidas do lado de fora das casas para agradar os espíritos que passavam. Ao recebermos aquelas criancinhas ingênuas nas nossas casas, estávamos simbolicamente realizando negociatas com principados e potestades do mundo tenebroso, da mesma forma que os celtas faziam na Antigüidade.

Algumas pessoas afirmam que a tradição de "trick or treat" não retrocede aos celtas, sendo mais recente, introduzida pela Igreja Católica européia no século IX. Na noite anterior ao "Dia de Todos os Santos" (1º de novembro) alguns mendigos iam de porta em porta solicitando "soul cakes" (bolos das almas) em troca de rezas pelas almas dos finados daquela família. Quanto mais bolos recebiam, mais rezas faziam.

Como uma festividade pagã em honra ao "Senhor da Morte" e celebrada em memória à morte do "Deus Chifrudo" foi se infiltrar na Igreja Católica Romana?

A Igreja Católica passa a chamar a festa de Hallowe’en

Como uma festividade pagã em honra ao "Senhor da Morte" e celebrada em memória à morte do "Deus Chifrudo" foi se infiltrar na Igreja Católica Romana?

Em 43 d.C., os romanos dominaram os celtas e governaram sobre a Grã-Bretanha por cerca de 400 anos. Assim, os conquistadores passaram a conviver com os rituais dos celtas.

Durante séculos, a Igreja Católica Romana celebrava "O Dia de Todos os Mártires" em 13 de maio. O papa Gregório III (papado de 731-741), porém, dedicou a Capela de São Pedro, em Roma, a "todos os santos" no dia 1º de novembro. Assim, em 837, o papa Gregório IV introduziu a festa de "Todos os Santos" no calendário romano, tornando universal a sua celebração em 1º de novembro. A partir de então deixou-se de celebrar o "Dia dos Mártires" em maio.

Na Inglaterra medieval esse festival católico ficou conhecido como "All Hallows Day" ("Dia de Todos os Santos"). A noite anterior ao 1º de novembro era chamada "Hallows Evening", abreviada "Hallows’ Eve" e, posteriormente, "Hallowe’en".

Mais de um século após instituir o "Dia de Todos os Santos", a Igreja Católica, através da sua Abadia de Cluny, na França, determinou que o melhor dia para se comemorar o "Dia dos Mortos" era logo após o "Dia de Todos os Santos". Assim, ficou estabelecido o "Dia de Finados" no dia 2 de novembro.

Para a Igreja Católica, a noite de "Hallowe’en", o "Dia de Todos os Santos" e o "Dia de Finados" são uma só seqüência e celebram coisas parecidas – a honra e a alma dos mortos! O catolicismo tenta fazer o "cristianismo" e o paganismo andarem de mãos dadas!

Conclusão


Meus queridos professores de inglês, o que há de tão "happy" no Halloween? Onde está a suposta felicidade transmitida pela festa de Samhain? Pessoalmente, não consigo enxergar nada além de trevas espirituais.

Para quem não sente prazer com o sofrimento, "divertida" é uma palavra pouco apropriada para descrever a festa de Samhain, marcada pela angústia, pelo medo, pela depressão, além das piores crueldades e contatos com um mundo espiritualmente tenebroso. Nem os celtas simpatizavam com a festa de Samhain.

O Halloween é uma algolagnia* que leva as crianças a se familiarizarem com o sadismo cândido da infância e desperta o que existe de pior dentro de cada adolescente. É o avesso das relações sociais equilibradas! É a fusão com a distorção de valores do mundo cão, onde seus participantes tornam-se vítimas espiritualmente impotentes!

O profeta Isaías nos adverte: "Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos? À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva" (Isaías 8.19-20). Meu querido leitor, a opção é sua: consultar aqueles que tagarelam e consultam mortos e adivinhos ou confiar no que diz a Lei do Senhor.

A Bíblia é clara na opção que devemos seguir: "Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, os lança de diante de ti. Perfeito serás para com o SENHOR, teu Deus" (Deuteronômio 18.10-13).

Estamos vivendo em tempos de perversão coletiva, onde a face enganosa de Satanás se manifesta algumas vezes de forma descarada, mas muitas vezes sutilmente e camuflada por trás de um ingênuo "Happy Halloween!". Que Deus nos livre do mal. Amém. (Dr. Samuel Fernandes Magalhães Costa - http://www.chamada.com.br)

Bibliografia:

  1. Mistérios do Desconhecido: Bruxas e Bruxarias. Time-Life Books Inc. Edição em língua portuguesa publicada pela Abril Livros Ltda, Rio de Janeiro, RJ, 1994, página 123.
  2. Idem.
  3. Grimassi, Raven, Os Mistérios Wiccanos (Antigas Origens e Ensinamentos). Editora Gaia Ltda. São Paulo, SP, 2000, página 24.
  4. Id., página 170.
Publicado anteriormente na revista Chamada da Meia-Noite, setembro de 2004.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Hirsutismo


Pêlos corporais

A quantidade, cor e distribuição dos pêlos de seu corpo dependem da sua idade, sexo e raça, bem como de fatores hereditários e um histórico familiar de excesso de pêlos ("hirsutismo"). Algumas doenças e medicamentos também podem ter influência.


Causas clínicas do excesso de pêlos

- Uma anomalia genética pouco comum, que provoca a presença de pêlos corporais em excesso desde o nascimento.
- Disfunção da glândula pituitária, das glândulas adrenais ou dos ovários, que produzem uma produção exagerada de hormônios masculinos.
- O distúrbio mais associado ao hirsutismo é a síndrome do ovário policístico. Este problema pouco conhecida afeta de 10 a 20% das mulheres e está relacionado à alta estimulação dos ovários e à produção de hormônios masculinos em excesso, causando infertilidade, problemas menstruais e crescimento de pêlos.
- Medicamentos que contenham minoxidil, fenitoína, ciclosporina e esteróides anabolizantes.
- O processo natural de envelhecimento das mulheres e a menopausa podem produzir alterações no padrão de pêlos corporais e surgimento de pêlos faciais.


Fatores Culturais

Ao longo da história, houve diferentes atitudes com relação aos pêlos corporais. O costume da depilação remete ao Antigo Egito, onde as mulheres já utilizavam cera quente nas pernas! Em muitas culturas tribais, onde os pêlos corporais são raros por motivos genéticos, o excesso de pêlos é considerado um sinal de grande virilidade nos homens. Mas mulheres com pêlos faciais sempre foram vistas como verdadeiras aberrações. A "mulher barbada" era comum em circos e exposições, e até hoje pêlos faciais são tabu. A prática de depilação por motivos estéticos se popularizou após a Primeira Guerra Mundial, quando, paralelamente ao movimento de emancipação feminina, houve uma grande pressão social para alcançar determinados padrões de feminilidade, como a ausência de pêlos.

Quando o pêlo é "excessivo"

Esta é uma questão subjetiva e alguns homens acham os pêlos sexualmente atraentes. Culturas como a mediterrânea aceitam com mais facilidade a presença de pêlos e, por esse motivo, as mulheres sofrem menos pressão social para depilar as axilas, as pernas e a virilha. Em comunidades onde a igualdade dos sexos é predominante, a escolha pessoal é o fator mais decisivo algumas mulheres detestam ter pêlos corporais, enquanto outras não vêem nenhum problema em tê-los e ficam satisfeitas quando seu pêlo cresce e aparece.


Vanessa Mendes

Truques Sobre Depilação

Nós gastamos por volta de 50 anos de nossas vidas a depilar pêlos indesejados. Desde os 15 anos de idade, quando começamos, até por volta dos 60 e tantos anos, quando normalmente paramos de nos depilar.

Os pêlos crescem aproximadamente 7mm por mês.

Nós nascemos com aproximadamente 3.000 a 4.000 folículos pilosos por polegada quadrada, o que dá um total de 2.000.000 de folículos pilosos em todo o corpo.

Nas pernas, nós temos aproximadamente 370.000 folículos pilosos, mas uma parte significativa destes folículos produz pêlos finos e sem cor.

Em média, uma mulher remove extraordinários 63 metros de pêlos num mês!

O comprimento do pêlo depende de uma série de factores, incluindo genética, lugar do corpo em que ele cresce, idade, alimentação e hormonas.

Os pêlos não crescem mais grossos conforme eles são rapados e pesquisas já comprovaram isso (sim, está comprovado!). Os pêlos individuais terminam numa ponta mais fina e geralmente com menos cor do que o restante da haste do pêlo, por isso ele é macio e fino ao toque. Quando o pêlo é cortado, esta ponta fina e macia desaparece para depois crescer com a mesma espessura da haste do pêlo anteriormente cortado – por esta razão ele parece mais grosso.

Os pêlos das axilas crescem duas vezes mais rápido que os da perna e crescem, ainda, em diferentes direcções.

Procure depilar-se à noite. A depilação remove as células mortas e a camada superficial da pele. Ainda que este processo seja saudável para a sua pele, ele também reduz as suas defesas por algumas horas. Se se depilar pela manhã, estará a expor a sua pele fragilizada aos elementos externos e sentirá menos conforto. Depilar-se à noite proporcionará à sua pele uma noite inteira para se recuperar e aumentar suas defesas para resistir à irritação.

Depile-se com a pele limpa. Procure não depilar qualquer parte de seu corpo sem que sua pele esteja devidamente limpa. Isto ajudará a prevenir infecções ou inchaços.

Utilize água quente ou depile-se após o banho. O vapor aumenta a elasticidade da pele e amolece o pêlo. A água quente realmente diminui a resistência do pêlo, o que pode aumentar a durabilidade da lâmina. O pêlo húmido é mais fácil de ser depilado.

Dê sempre um intervalo de 24 horas entre a depilação, banho de sol e ou bronzeamento artificial.

Use compressas de chá de camomila (fria) para acalmar a pele eventualmente irritada.

Nunca use roupas muito apertadas sobre a área recém depilada, porque a pele está sensível.

Nunca nade logo depois de se depilar, pois a água pode conter bactérias que tem mais facilidade de penetrar com os poros ainda abertos.

Nunca depile área que esteja com o dito “escaldão”. A pele pode sair junto com os pêlos.

Nunca depile áreas onde haja cortes ou ferimentos, porque você pode se magoar mais ainda ou provocar inflamações.
Evite se depilar durante a menstruação porque, neste período, ocorre uma retenção de líquidos no corpo e a pele fica mais sensível a dor.

A depilação é mais fácil se for realizada logo após o banho. Mas, não se esqueça de secar bem a pele antes de se depilar.

Não faça a depilação na véspera de ir para a piscina. Ao fazê-lo, está a potenciar uma irritação da pele, em virtude do cloro da água, que é nocivo para a mesma. Por isso, tente usar a máquina no dia seguinte à piscina

Faça a depilação DURANTE TODO O ANO, com cera, de modo a que, no Verão, os pêlos estejam fracos e cresçam em pequenas quantidades



MÉTODOS DE DEPILAÇÃO

Lâmina:
É muito importante ter leveza nas mãos e delicadeza no momento da depilação, pois é fácil obter cortes, ferimentos e uma grande irritação da pele.

Se no dia seguinte desejar continuar, este método não deve ser utilizado, pois a pele ficará cada vez mais irritada e os pêlos mais fortes.

É muito importante não passar a lâmina em áreas irritadas, porque poderá provocar inflamações da pele.

Vale a pena lembrar que a lâmina deve ser empregue no sentido contrário ao do crescimento dos pêlos, evitando o movimento de vai-e-vem, pois irrita a pele.

A lâmina corta os pêlos somente pela metade, o que acaba dando força à parte que continua na pele. Desta forma, os pêlos voltam a crescer rapidamente, mais grossos e mais fortes num curto espaço de tempo.

Nunca se deve utilizar lâminas nas virilhas e deve evitar o seu uso nas axilas, porque são áreas muito sensíveis. Nestes casos, a cera é mais eficiente.


Cera:
Para a depilação com cera fria ou quente é preciso que os pêlos estejam longos, para se obter um melhor resultado.

É importante destacar, que a cera quente é mais vantajosa que a fria, já que ajuda na abertura dos poros e os pêlos são retirados mais facilmente, sendo também mais económica. No entanto este tipo de cera ajuda no aparecimento de derrames e varizes.

Para evitar que a pele fique demasiado seca, faça uso diário de hidratantes.

Limpe previamente a região a ser depilada com água e sabão.

Depois de feita a depilação, volte a limpar a área com um creme pós-depilatório ou creme protector específico para a situação (normalmente contêm desinfectante).


CERA FRIA
A depilação com cera fria é uma das mais fáceis e comuns, resultando numa alternativa caseira.

Existem receitas sofisticadas e até domésticas, cujo resultado dependerá especificamente das características da área a ser depilada assim como do volume e consistência do pêlo.

Possui a vantagem de arrancar o pêlo da raiz, deixando a pele lisa, o que garante um período de 20 a 30 dias sem a sua presença.

Para poder ser feita nova depilação, é necessário deixar crescer os pêlos, pelo menos, por algum tempo até adquirir tamanho suficiente para a remoção.

Existem vários tipos de cera: ceras específicas para pêlos mais finos como aqueles que encontramos nos braços e corpo; e para pêlos mais grossos como os da virilha, axilas e pernas.

Se tiver problemas de má circulação, varizes ou extrema sensibilidade capilar, não deve utilizar qualquer cera. Deverá sempre consultar um profissional especializado para poder obter melhores resultados e não afectar a sua saúde.

Para a depilação com cera fria, basta espalhar a cera na superfície de um plástico ou de papel celofane apropriado para isso. Existem também folhas já prontas com cera, para aplicação imediata.

Uma vez escolhida a área de depilação, desinfecte o local com um algodão embebido em álcool para evitar riscos de infecção.

É indispensável secar a área antes da depilação. Caso contrário, a cera não terá aderência e os pêlos não serão removidos. Por isso, evite passar óleos ou cremes hidratantes horas antes da depilação.

A seguir, coloque o papel ou pano com cera e puxe de uma só vez no sentido contrário ao do crescimento dos pêlos.

Poderá também optar por colocar a cera na área de depilação, espalhando com uma espátula ou com os dedos no sentido do crescimento dos pêlos, para depois aplicar o celofane preparado.


CERA QUENTE
De igual forma que a cera fria, a depilação com cera quente retira os pêlos pela raiz, o que permite uma durabilidade de pelo menos 20 dias.

Para fazer em casa só tem que colocar numa panela cerca de um quilo de açúcar, água equivalente a uma chávena e o sumo de um limão. Ponha tudo isto ao lume e deixe ferver, mexendo sempre, até fazer ponto de rebuçado. Depois só tem que a deixar arrefecer, de modo a que possa ser por si utilizada, com a ajuda de uma espátula, sem provocar queimaduras. Convém ainda que disponha de bandas de papel para retirar a cera. Se não tiver nenhumas em casa, pode sempre adquiri-las em lojas especializadas.

Se a cera começar a ficar fria, não desespere! Aqueça-a em banho-maria e volte à aplicação.

Da próxima vez que lhe faltarem bandas depilatórias, não desespere! Use folhas normais de papel, cortadas ao meio. Estas, sendo mais rijas que as bandas depilatórias, permitem uma melhor aderência da cera, pelo que a depilação será mais bem sucedida. Experimente e aproveite também para fazer reciclagem de papel, usando folhas de rascunho. O ambiente agradece, e a sua beleza também!

Para poder ser feita a depilação, é necessário deixar os pêlos crescer, pelo menos, por algum tempo até adquirirem o tamanho suficiente para a remoção.

As ceras feitas em casa podem ser aplicadas com a mão, papel celofane ou folhas plásticas prontas para esse fim. Podem ser derretidas em banho-maria ou com aquecedores especiais para cera.

Este método também tem as suas especificações para cada parte do corpo, de acordo com a sensibilidade de cada área.


Cremes, Loções e Luvas Depilatórias:
De entre a grande variedade de produtos disponíveis no mercado, alguns podem retirar a humidade natural da pele, deixando-a áspera e seca. Por isso é muito importante fazer um teste alérgico antes de escolher qualquer produto ou marca. Desta forma, faça uma pequena aplicação do produto num lugar do corpo sem qualquer problema de comprometimento. Observe a reacção da pele após 15 minutos, e se não houver sinais de irritação ou alergia, pode ficar tranquila que não haverá problemas com a marca.

Estes produtos são aplicados com espátula sobre a área escolhida. Como alternativa poderá utilizar um pau de gelado ou algo similar.

Tenha em atenção às instruções de utilização e recomendações do fabricante, respeitando o tempo em que o produto deve ficar sobre a pele, pois estes produtos contêm substâncias muito alcalinas que podem causar irritações e reacções alérgicas.

Uma vez removido o creme com os pêlos, lave abundantemente a região com água corrente e desinfecte.

Posteriormente, se os pêlos começarem a encravar, opte por outro processo.

Este tipo de depilação, não interrompe o crescimento dos pêlos nem demora significativamente o seu crescimento, antes pelo contrário, faz com que apareçam mais fortes e duros.

Dependendo da grossura dos pêlos, o creme terá mais ou menos dificuldade em os remover, devendo permanecer por mais tempo em contacto com a pele , no caso de pêlos mais grossos, o que provoca uma maior irritação desta.

Este processo é mais eficiente em regiões de pêlos fracos e finos.


Electrólise:
A electrólise tem como objectivo destruir as células regenerativas com a introdução de uma agulha que descarrega um choque eléctrico.
Este método pode provocar manchas em peles sensíveis, razão pela qual deve-se procurar sempre um profissional.
Este método é muito doloroso e incómodo, sendo extremamente lento; mas resulta numa opção interessante para o nosso caso.


Máquina Eléctrica:
Infelizmente, nos dias mais quentes do ano, em que a depilação tem necessariamente que estar sempre em dia, a depilação a cera revela-se uma má opção, dada a necessidade dos pêlos terem um tamanho aceitável para que esta depilação seja verdadeiramente eficaz. As máquinas depiladoras acabam por ser uma outra opção, mais viável, pelo facto de conseguir retirar os pêlos pela raiz, ao contrário da lâmina.

Este método utiliza aparelhos eléctricos que arrancam os pêlos pela raiz.

Os aparelhos mais modernos possuem um selector que permite ajustar a velocidade com que os discos rotativos puxam os pêlos.

Outros aparelhos aquecem a cera no seu interior, e permitem a aplicação directamente na pele em faixas. Neste caso devem ser seguidas as indicações aplicadas à cera quente.

Este tipo de método é prático para pernas e braços, mas não se recomenda para a barba ou regiões delicadas e sensíveis.

As vantagens das máquinas depiladoras são várias: não só permitem a remoção da maior parte dos pêlos pela raiz, como são eficazes com o pêlo ainda curto. Paralelamente, podem ser usados em praticamente todas as partes do corpo, isto é, não apenas nas pernas, mas também nas axilas e na zona das virilhas (embora aqui com bastante cuidado).

Durante a depilação, não pressione o aparelho muito forte contra a pele, mova-o lentamente.

As máquinas possuem mais do que uma velocidade. Utilize a velocidade mais baixa quando estiver a depilar regiões com menos pêlos, as zonas mais difíceis de se alcançar e as áreas onde o osso está mais exposto, como joelhos e tornozelos. Velocidades superiores devem ser usadas nas zonas mais extensas e com pêlos mais resistentes, por exemplo, nas pernas.

Estique a pele da região que está a ser depilada com a outra mão. Desta forma, os pêlos serão removidos mais facilmente.

Outra das vantagens deste método é a sua mobilidade: as máquinas podem ser usadas em casa, muitas delas têm baterias recarregáveis, pelo que não tem que estar a depilar-se com a máquina ligada à corrente.

Mas as máquinas depiladoras também têm as suas desvantagens. As máquinas depiladoras, no início de utilização, podem ser verdadeiramente dolorosas. Por outro lado, são um método propício ao surgimento de pêlos encravados.

Quando utiliza este tipo de máquinas é absolutamente imprescindível esfoliar semanalmente a pele uma a duas vezes

No dia da depilação, tenha o cuidado de não colocar antes sobre a pele qualquer creme hidratante, de modo a que os pêlos não estejam demasiado escorregadios, a ponto da máquina não os conseguir remover

Antes da depilação, lave bem a pele e enxugue-a correctamente.

Se é especialmente sensível à dor, experimente colocar sobre a pele que pretende depilar um pouco de gelo e, logo de seguida, após enxugar muito bem a pele, proceda à depilação

Se estiver a transpirar, e, por causa disso, não esteja a conseguir retirar os pêlos, coloque sobre a pele, antes da depilação, um pouco de pó talco

No final, faça incidir sobre a pele jactos de água fria, de modo a fechar os poros

No dia da depilação, bem como no dia a seguir, evite o uso de sabonete ou gel de banho, bem como o uso de escovas ou esponjas sobre a pele depilada

Pode também aplicar cremes específicos pós-depilatórios, que acalmam a pele e que ajudam a retardar o crescimento do pêlo.


Descoloração dos pêlos:
A descoloração pode ser alcançada através de diferentes métodos - embora, neste âmbito, a escolha mais segura acabe por ser o recurso a produtos específicos para o efeito.

Cada produto funciona de forma distinta, pelo que é fundamental seguir as instruções de uso, que constam da embalagem.

Para evitar o tal "picar" da pele, nada como aplicar antes da descoloração óleo de amêndoas doces, de modo a proteger eficazmente a pele

Para quem tem a pele especialmente sensível, poderá experimentar a seguinte mistura caseira: juntar uma colher de sumo de limão com uma colher de óleo de bebé - aplicar a mistura durante a noite, podendo-se dobrar a dose, se a área a aplicar for grande.


Pinça:
A utilização da pinça é adequada para a remoção de alguns pêlos que ficam após depilação com cera, e ainda para a remoção de pêlos para o contorno das sobrancelhas.



Laser:
Este método requer um especialista bem treinado e também custa muito caro.


O princípio é utilizar a propriedade que a melanina dos pêlos tem de captar a luz e utilizá-la para destruir, não só o pêlo, mas também o folículo que o produz.

Espera-se uma diminuição definitiva dos pêlos, mudanças favoráveis das suas características, tornando-se a pilosidade mais fina e mais clara e com menor índice de complicações como infecções e irritação da pele.

Com o tratamento de manutenção, pode ser obtida uma situação muito próxima da Depilação Definitiva.



A melhor altura para fazer a depilação é logo a seguir a ter o período! Nesta altura, encontra-se bastante menos sensível. Por outro lado, esta é também a melhor altura de fazer as sobrancelhas, porque, em princípio, não terá a tendência de retirar pelos em excesso.

Vanessa Mendes

Crianças da Igreja Perseguida











Crianças cubanas

A criança é alvo de interesse de diversos grupos na sociedade. Uma vez encaminhada em determinada atitude, a criança não
se desviará desse caminho, como afirmou o sábio Salomão
(Pv 22.6).

Crendo nisso, a Portas Abertas entende que é necessário investir na vida das crianças da Igreja Perseguida, para que elas sejam firmes em sua fé, não cedendo às pressões e tentações que surgem em suas jovens vidas. Crianças firmes em Cristo testemunharão a outras sobre sua fé e serão, no futuro, uma Igreja mais bem preparada a resistir à perseguição.

Para atingir esse objetivo, temos vários projetos que atendem às crianças dentro de sua comunidade. Interceda por esses projetos, e pelas crianças de países perseguidos.

Pedidos de oração

Vietnã (17º) Ore pelos acampamentos voltados para crianças. Que os participantes sejam incentivados a se tornarem melhores cristãos. Peça também para que dêem bons testemunhos a suas famílias e amigos.

Agradeça a Deus pela Bíblia infantil vietnamita. Agora, muitas crianças estão sendo beneficiadas com essa Bíblia. Pais e filhos se divertem lendo a Bíblia juntos, pois ela foi escrita e produzida por um grupo vietnamita, tendo em mente o seu próprio povo.

China (10º) Na escola dominical, as crianças aprendem a respeito de Deus e da criação, enquanto na escola pública, são ensinadas sobre a evolução como sendo um fato incontestável. Ore para que os professores da escola dominical possam ajudá-las a lidar com essa batalha e a permanecerem firmes em suas convicções.

Peça a proteção de Deus durante os acampamentos para jovens e crianças. O governo proíbe que crianças com menos de 18 anos recebam qualquer tipo de instrução religiosa. Os organizadores desses eventos correm grandes riscos.

Iraque (21º) Ore pelas crianças no Iraque, que sofrem experiências traumáticas.

Quênia (49º) Pais muçulmanos de uma pequena vila costeira preferem que seus filhos sejam ensinados à luz da Bíblia do que à luz do Alcorão. A comunidade de maioria muçulmana concorda em ter um jardim de infância cristão para seus filhos e pede que o currículo escolar contenha ensino bíblico. A escola foi aberta em janeiro com 70 crianças. Ore para que os professores cristãos estejam sob a orientação do Senhor e para que possam trabalhar entre a comunidade muçulmana.

Colômbia (50º) Ore pelas crianças e jovens de Arauca que vivem sob a ameaça de serem recrutados por extremistas. Muitos deles são forçados a deixar as famílias para se juntarem a esses grupos armados. Outras famílias têm de fugir porque estão vivendo em condições de extrema pobreza.

Laos (8º) - Sete famílias cristãs hmong da Vila Fai, no distrito de Bokeo, foram presas por autoridades do Laos no dia 22 de fevereiro. Ao todo foram 58 pessoas detidas, incluindo mulheres e crianças.

Lembre-se desses irmãos em suas orações. Peça ao Senhor para que as armadilhas impostas pelo inimigo sejam frustradas e para que eles possam viver em paz e unidos junto de suas famílias.
Peça também para que eles possam experimentar a paz que excede todo o entendimento e que se sintam reconfortados diante das tribulações.

Freqüentemente as mães da Igreja Perseguida enxugam as lágrimas, escondem o coração contrito e vão à luta pela sobrevivência da família. Elas sabem que, como colunas do lar, precisam ficar de pé.

www.portasabertas.org.br

Nós temos bancos e cadeiras para sentar em um belo domingo ou quarta-feira e despreocupadamente ouvir a palavra de Deus, podemos abrir nossas Bíblias e acompanhar tudo que nosso pastor prega, podemos erguer a nossa voz em louvor ou em clamor livremente, mas mesmo assim ficamos em casa, não é o pastor que prega hoje,ou eu tenho que lavar o cabelo e blá blá blá! Não vamos para o céu no bolso do pastor. É muito triste como alguns de nós disperdiça tudo que ainda temos. Como nos preocupamos com coisas tão banais e não ouvimos o que Deus fala e nem vemos o que acontece ao nosso redor... "JESUS ESTÁ VOLTANDO". Pare de julgar seu irmão, pare de querer o que não é seu, pare de fazer as coisas só na frente do pastor ou para homens ver, faça para o senhor pois Ele está em todos os lugares , busque o Senhor enquanto pode achar, o nosso tempo esta se abreviando.

Ame , ame , e ame não há mais tempo de ficar se preocupando com coisinhas " AH, Não é do jeito que EU quero...", milhares de pessoas estão indo para o inferno por não conheçer a Jesus Cristo pregue as boas novas.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho para que todo aquele que nele crer , não morra mas tenha a vida eterna" João 3:16

Ouça a voz do Espírito!

Deus nos Abençoe.

Elaine doNascimento

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Texto reunião de mulheres

A mulher sábia, virtuosa, que se cala que sabe escutar e prudente que confia em nosso Senhor Jesus Cristo.


Provérbios 14:1

Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.”


A mulher sábia tem o dom do amor, ela se torna especial pelas suas atitudes. Sendo uma esposa amorosa, companheira, sempre sabendo como conversar como aconselhar e principalmente se calar se for necessário, as vezes a mulher tola quer se impor e fazer que prevaleça sua vontade e assim afasta todas as pessoas principalmente seu próprio marido.

O calar quando necessário, mas lá na frente seu marido, sua família irá ver a mulher de Deus que realmente você é hoje.

Nunca se envergonhe ou se sinta inferior ou seu marido porque a sabedoria do calar na maioria das vezes a exalta no futuro muito próximo.


Provérbios 31:30

Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada.”


A mulher virtuosa é a mulher que sabe conquistar através do amor e não da competição. O verdadeiro amor que Deus colocou em nosso coração e que teme ao Senhor e será muito preciosa para Deus, seu marido e seus filhos.

A mulher virtuosa ela sempre tem uma palavra de incentivo e de amor, e para as outras pessoas será sempre uma grande amiga.Para seus amigos e irmãos em Cristo Jesus será sempre uma grande amiga.

Se quisermos realmente poderemos ser um exemplo de virtude. A melhor mulher terá omelhor marido.


Provérbios 19:14

A casa e os bens são herança dos pais; porém do SENHOR vem a esposa prudente.”


A mulher prudente sabe como falar e como expor suas idéias e também compreender sem criticar e juntos chegar uma conclusão que não magoe ninguem. As vezes o silêncio é a maior prudencia que devemos tomar.

A mulher prudente ora pelo seu marido, para o seu lar, para que nada venha abalar seu lar. Agradece sempre pela sua família .

Nós mulheres de hoje devemos confiar e estar sempre ao lado dos nossos maridos mesmo que as vezes achamos que eles estejam errados. Ser como a mulher de Noé, que abençoou e com sua fé e companheirismo foi abençoada e toda a sua família.

A mulher prudente é companheira nas horas boas mais principamente nas horas ruins. A obediência e a prudencia não deve ser para nós mulheres motivo de vergonha.

Pois o que nos plantamos iremos colher.

I Corintios 11:12

Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus.”

Deus uniu o homem e a mulher para que sejam uma só carne , e assim formamos uma família, termos filhos e nós mulheres com o nosso amor sermos especiais para nossa família e para todas as pessoas que nos rodeiam.

Que seja verdadeiro aos olhos de Deus e aos olhos de todos a mulher especial que nós somos.

Que Deus nosso Pai nos ensine a nós mulheres a cada dia sermos mais companheiras, amigas, muito especiais para Deus, nossos maridos e filhos. Que as dificuldades do dia a dia nos uma ainda mais sabendo que seremos mulheres virtuosas em Cristo jesus, e que as promessas de Deus vão se cumprir em nossas vidas , só depende de nós.

Abra seu coração de verdade para Deus e você mulher, vai ver que linda que você é.

Sônia Scudeiro da Rocha

Lider do ministério de mulheres.