Temos a oportunidade de analisar um pouco a vida de duas mulheres que foram exemplos para nós no Antigo Testamento:
Sara, um exemplo a ser seguido.
Jezabel, um exemplo para nos alertar que caminho não devemos seguir.
1 Cor.10.6 e 11
O Espírito Santo, através do apóstolo Pedro, nos mostra um exemplo de esposa a ser seguido, através da vida de Sara.
Primeiramente vamos ver a vida desta mulher que tem tanto a nos ensinar.
SARA
Sarai, significa “ minha princesa”.
Sara , significa “ princesa” . Foi mencionado pela primeira vez na Bíblia em Gn 11. 29,30
Na galeria dos heróis da fé em Hebreus 11 somente duas mulheres são destacadas pela sua fé; Sara (v. 11) e Raabe (v.31)
Sendo Sara uma das mais importantes mulheres da história dos judeus.
Ela também é conhecida como “mãe das nações” Gn 17.16
Era uma mulher de grande beleza, mesmo aos 65 anos de idade, pois o seu próprio marido disse: “ Ora, bem sei que és mulher formosa à vista.”, e os egípcios confirmaram essa verdade : “ e aconteceu que, entrando Abraão no Egito, viram os egípcios a mulher, que era mui formosa.” Gn 12.14
A beleza de Sara parece que aumentava com o passar dos anos, ela agora estava com 90 anos: “E havendo dito de Sara, sua mulher: É minha irmã; enviou Abimeleque, rei de Gerar, e tomou a Sara.” Gn 20:2
Foi cobiçada por reis no mundo antigo, sabia ser obstinada, ciumenta, leal e correta.
A sua maior tristeza era ser estéril a maior parte da sua vida, mas aos 90 anos teve a alegria de ter dado à luz ao filho da promessa, foram 25 anos de espera.
Era uma mulher que cria e temia a Deus, esposa e companheira de jornada de Abaão. Em muitas ocasiões teve que andar pela fé e agarrar a promessa de Deus.
A jornada de Sara começou com a obediência, seguindo fielmente seu marido e este seguindo fielmente a Deus.
Também como nós cometeu erros. Não teve paciência de esperar a promessa e da sua impaciência Hagar gerou Ismael. Tentou ajudar a Deus a cumprir a Sua promessa, como continuar crendo nas promessas de Deus quando a situação parecia impossivel e a espera interminavel?
Aprendeu que vale a pena aguardar o tempo de Deus Gn 18.14 Há um tempo certo para tudo!
A força para hoje e a esperança para o amanhã é possivel para mim como foi para Sara no paciente silêncio da fé.
Morreu aos 127 anos de idade, pois a vida dos patriarcas era aproximadamente duas vezes mais longa que em nossos dias e era esposa do patriarca Abraão.
Apesar da sua estrema beleza ela foi lembrada pelo apóstolo Pedro como exemplo de esposa e a submisão era o seu forte.
Pedro coloca Sara como um exemplo de esposa especialmente por sua obediência ao marido, mesmo que não concordasse com ele ou com as suas decisões, fazendo dela um exemplo a ser seguido.
Quero destacar que Pedro na sua primeira epístola, quando cita Sara como exemplo é no contexto dos deveres das esposas, e a submissão é um deles.
Do que ele trata?
- Submissão.
- Comportamento honesto cheio de temor.
- Como se ataviavam as mulheres santas.
- Sara como exemplo.
Ele se referiu as santas mulheres como tendo uma vida exemplar, citando Sara como exemplo de mulher temente a Deus (santa mulher) e a submissão uma atitude destacada e propagada por Pedro como por Paulo para identificar uma esposa temente a Deus.
É pensando nestas santas mulheres, mulheres cristãs que temem a Deus é que devemos olhar a mulher de hoje em relação a submisão.
Apesar do Apóstolo mostrar como se ataviavam as santas mulheres do passado e o seu comportamento, a sua ênfase é sobre a sujeição,que particularmente creio que todos os outros requisitos não estariam completos sem ela. E foi exatamente isso que marcou a vida de Sara.
Para começar, a sujeição não é um principio só para as mulheres, Ef 5.21; Fp 2.3; Rm 13.1; 1 Pe 5.5.
Esses versos mostram que não são só as esposas que devem praticar a submissão. Paulo antes de exortar as esposas a se sujeitarem aos maridos, Ef 5.22; ele exorta a todos os crentes “Sujeitando-vos uns aos outros no temor do Senhor.” v.21
Mesmo sendo sujeitas podemos expressar nossas opiniões e sentimentos, Pv 31.26 – falar com sabedoria, instrução da bondade.
Tendo sempre em mente que a decisão final cabe ao marido. Independente se ela estiver de acordo ou não. Ele será responsavel diante de Deus pelas consequências.
Outro exemplo, Priscila e Áquila ministram a Apolo – Atos 18.26 e também a mãe de Sansão em Jz 13.21-23.
E mais, ainda somos juntamente herdeiras da mesma graça da vida. 1 Pe 3.7
A sujeição não significa escravidão, nós como mulheres somos livres para exercer as habilidades que Deus tem nos dado. Pv 31.10-31
Também não significa que a mulher é inferior ao homem, o que existe é uma divisão de responsabilidades e ordem. 1 Co 11.3
Submissão não significa que a mulher deva pecar porque o marido quer que ela o faça. A mulher é responsável perante Deus por seu próprio comportamento, atitude e pecado.
Mas o que é sujeição?
É estar pronta a submeter-se ou sujeitar-se ao controle de outro.
A sujeição da mulher precede a queda, o relacionamento entre homem e mulher foi severamente afetado pela entrada do pecado na raça humana. Mas, Cristo veio e a Cruz nos igualou!
Essa igualdade espiritual serve para fortalecer e dar outro sabor ao casamento.
Sujeição ou submissão é um mandamento.
Quando Deus instituiu o casamento, planejou que o marido liderasse e a esposa o seguisse. 1 Co 11.3
O marido prestará contas à Deus das suas decisões como líder e nós por seguir. Um casamento com duas cabeças é anormal !!
- O “quem” da submissão: Ef 5.22 – ao seu próprio marido quer ele seja ou não convertido.
- O “como” da submissão: Ef 5.22 – como ao Senhor
- Qual a extensão da submissão? Ef 5.24 – em tudo
- Qual a principal razão pela qual as esposas não se submetem aos maridos? - Medo. Medo do que acontecerá se eles fizerem as coisas do jeito deles e não do nosso.
O motivo para a submissão (Tt 2.4,5)
- A submissão não tem nada a ver com o marido, mas tudo a ver com o Senhor. Cl 3.23.
- Quando a mulher pode deixar de se sujeitar ao marido? Quando o marido proíbe de fazer o que Deus manda e sugere fazer o que Deus proíbe. Algo claramente revelado na sua Palavra.
Em 1Pe 3.1-6 o Apóstolo recomenda as mulheres cristãs se ataviarem com algo que não seja corruptível, que embeleze a alma. A mulher cristã deve ter como principal preocupação ordenar retamente o seu próprio espírito.
Deve cumprir os deveres com uma mente disposta, e por obediência a Deus.
Deve submeter-se ao seu marido não por medo nem terror, mas com o desejo de portar-se bem e agradar a Deus.
Jezabel
Antes de estudar sobre Jezabel e o seu exemplo como esposa e mãe, gostaria de trazer à lembrança a beleza e o privilégio de ser uma mulher, mãe e esposa segundo o coração de Deus.
Gn 2.20-24 essa foi a forma maravilhosa que Deus na sua sabedoria formou a mulher. Ele a criou com um objetivo: Ser uma ajudadora idônea.
Deus não criou a mulher inferior ao homem , mais tarde demonstrou isso através do Seu Filho Jesus pagando com a sua vida o mesmo valor pelo homem e pela mulher Gl 3.28.
Nós como mulher, esposa e mãe temos um lugar especial. Pv 12.4; 14.1; 31.10,30 ; Tito 2.3-5.
Como mulheres que seguimos a Jesus temos que nos alegrar na posição que Ele escolheu para nós assim seremos guardadas. Sujeição = Ser guardada Ef 5.22,23
Agora… quem foi Jezabel? 1 Rs 16.28 – 21 e 2 Rs 9
- Mulher religiosa, espalhou a idolatria em todo o Israel, poderosa, astuciosa e arrogante, opôs-se ativamente a Deus mesmo tendo provas indescutíveis de sua soberania.
- Era uma princesa Fenícia, filha do sacerdote-rei de Sidom. Esposa de Acabe, rei de Israel no tempo do profeta Elias.Foi rainha em Israel do Norte 100 anos depois da morte de Davi. Adorava a Baal deus pagão da fertilidade.
- Foi a pior rainha de Israel e uma das mulheres mais infames da Bíblia.
- O seu nome é sinônimo de perversidade. Jezabel significa sem coabitação, recusa criar laços, unir-se.
- Ela jamais se submeteu a unir-se com o seu marido. Acabe era o rei, mas era ela quem reinava. Poder e controle eram seus objetivos e Baal era o seu Deus.
- Ela serviu como exemplo para todos eternamente do que uma esposa não deve ser.
O espírito que atuava em Jezabel é uma das manifestações de Satanás. Temos que ter em mente que o espírito que produziu (atuava) Jezabel, existia antes dela ter nascido. Esse espírito não tem sexo, e por ter se manifestado tão fortemente através dessa mulher, ficou conhecido pelo seu nome.
É um espírito extremamente forte com suas raízes fincadas na rebelião e feitiçaria, o mesmo espírito que estava por detrás das antigas deusas e que está vivo e forte nos dias de hoje
É por natureza religiosa e procura entrar na igreja. Ap 2.20.
Assumir posições de autoridade, usando feitiçaria, domínio e até mesmo a sedução sexual.
Esse espírito pode atrair as mulheres pela habilidade de manipular sem usar a força física. Atua através de mulheres que desejam controlar e dominar outros.
É um espírito sem lei que atua por meio de um coração insubordinado. Se alimenta da fraqueza do homem prevalecendo sobre ele, o que o impede de assumir a autoridade legítima que Deus concedeu.
Mesmo sendo cristã, a mulher que dá lugar a esse o espírito ou que manifesta esse caráter poderá falar muito sobre submissão, mas em sua vida isso não passa de teoria.
Ela estabelece a autoridade no lar, atraí os filhos ao seu redor e esta ligação emocional os sufocará mesmo depois que estiverem casados.
A sua mensagem é : A mulher é mais importante que o homem.
Ex: Nos EUA atua um principado de independência. A Estatua da Liberdade (adoração de Jezabel) foi dada aos E.U.A pela França pelos maçons. Existe uma pedra na base da estátua dedicada a eles A mulher vai trazer a luz e trazer libertação à América.
Ex: Inglaterra, País de Gales e Escócia estão sob a influência daquele espírito que atuava em Jezabel. Na 2a guerra os homens foram para batalha e as mulheres tomaram o poder e quando eles voltaram, elas não abriram mão dos lugares que haviam alcançado. Veio uma geração que se identificava com as mães, os pais gastavam as suas vidas nos bares. O espírito que é sobre a Inglaterra chama-se Britânia, aquela que anda sobre as ondas, era uma deusa.
Ex: Europa era uma deusa, a rainha dos céus tem o controle da Alemanha e da Europa em geral.
Espanha – característica que atuava em Jezabel - espírito religioso.
Através da 2a guerra esse espírito tomou o controle da Europa, na tentativa de destruir a imagem de Deus como Pai.
Isso não se restringe à Europa ou Estados Unidos, mas podemos encontrar aqui na América Latina, países onde a sociedade é extremamente matriarcal.
Características do espírito que atuava em Jezabel.
Auto piedade
1 Rs 19 1-4 : Acabe contou para Jezabel o que Elias fizera e ele temeu. Uma das armas de Jezabel é trazer medo, intimidar e se ouvirmos a sua voz caímos na auto piedade v.4 no v. 5, 7 e 9 Deus não o deixou e um anjo o alimentou.
1 Rs 21.1-4 : Quando Acabe ficou com auto piedade e se lastimou então Jezabel veio e assumiu o controle . Eu te darei a vinha de Nabote, v.5 e 7.
Expressões de Jezabel: Eu sou, eu te darei, eu vou. Vê Is 14.13,14. Ela tinha não só o controle sobre Acabe, mas também sobre os lideres. Ela usurpa a autoridade quando usa o selo de Acabe, vê verso 8. Quando o homem abdica a autoridade a mulher assume dando o controle ao espírito que atuava em Jezabel.
No verso 15 e 16 ele ainda estava na cama.
Sedução e sensualidade: 2 Rs 9.30
Pessoas piedosas podem criar um relacionamento de ligação de alma com pessoas que tem o espírito de Jezabel.
No caso dos homens essa necessidade emocional pode se transformar em desejo sexual e a fase de sedução podem culminar com um ato físico de prostituição ou adultério.
No caso das mulheres essa ligação de alma se manifesta com um desejo magnético de estar perto a pessoa, se tornam ótimas amigas, mas seu objetivo é tentar assumir as atribuições da pessoa em questão.
Muitas mulheres aprendem ainda jovens a conseguirem o que querem fazendo “charme” Usando o seu corpo e enfatizando as suas aptidões femininas. Atrai o homem através de olhares, flertes e o jogo dos olhos. Atrai também através forma de se vestir com roupas provocantes. Quando casam fazem manipulações por meio de favores sexuais. Dando lugar a perversão sexual como fantasias, masturbação, um leito com mácula…
A mulher vence o lado sensual que opera no espírito que agia em Jezabel renunciando aos recursos de sedução, que são enganadores. Pv.31.30.
Se casada – guarda sua beleza para o marido;
Se solteira – adorna seu interior com as qualidades do fruto do espírito e, inevitavelmente, encontrará um homem que comprometerá seus padrões com ela.
* O homem que Deus lhe reserva é um homem santo à procura de uma mulher virtuosa e temente a Deus.
A vergonha vem junto com a imoralidade sexual, com o pecado não confessado. A culpa e a vergonha mantêm a pessoa presa.
Como ser livre: Expondo a vergonha, se comprometendo a confessar a outro irmão para expor todo o fruto do pecado quantas vezes for necessário Is 47.3.
Seduz, leva a um compromisso que não deixa expor o pecado, você começa a achar desculpa para o pecado e a se justificar. O temor do Senhor é o oposto da influência desse espírito. Ap 2.20
Controle e Manipulação: Is 47.7,8
Controle e manipulação são características desse espírito, ele prevalece por meio do controle. A mulher com tal característica é intensamente ambiciosa, incapaz de se submeter à autoridade e estabelece a primazia pela manipulação.
Sob a influência desse espírito controlador, ela usa todo o tipo de argumentação para manter o controle.
- Subjuga o homem e os que estão ao seu redor. Controla a vida das pessoas.
- Busca conquistar a simpatia da autoridade para seduzir e depois conquistar sua posição.
- Busca ter intimidade com o poder – uma familiaridade ilegítima.
- Cria desejo, anseios, cobiça e um apetite pelo pecado no coração das pessoas.
- Exibe perfeccionismo raramente satisfeito.
- É impessoal e intolerante
- Despreza os sentimentos dos outros à sua volta
- Fala como se fosse a voz de Deus, a última palavra é dela.
- Não tem disposição para ser repreendida e corrigida.
- Tem desejo de vingança 1 Rs 19.3
- Todos são descartáveis – usa as pessoas para alcançar seu objetivo, depois as ignoram.
- Usa de bajulação para manipular, o que não é um reconhecimento verdadeiro.
Mães que “ensinam” as filhas como manipular o pai através de seu exemplo, com “meias verdades” ou falando somente o que convêm. Também manipular o marido passando informações para levá-lo a agir como elas querem.
Ex: O controle na cozinha, ninguém faz como você. Se você é livre o sucesso do almoço não vai colocar em jogo a sua identidade, ela não vai ser afetada. Você aceita a ajuda das outras pessoas.
Como cristã a mulher com o espírito de Jezabel poderá falar muito sobre submissão, mas em sua vida isso é apenas teoria, no seu coração e nas suas atitudes realidade é outra.
A manipulação é sagaz, é como feitiçaria, seduz e engana. Ap 2.20
Religiosidade – Ap 2.20
O espírito que atuava em Jezabel pode ser encontrado em qualquer tipo de congregação e pode atuar não só nas mulheres, mas em homens também. Ex: Absalão filho de Davi.
A pessoa em quem esse espírito atua se chama, se declara profetiza, assumirá posições de autoridade, usando o domínio e o poder, até mesmo a sedução sexual. Esse espírito age através de mulheres que por insegurança, ciúme ou vaidade desejam controlar e dominar os outros.
Estas mulheres têm medo de serem desprezadas e de não serem amadas. Agem por meio de um coração insubordinado. Alimentam-se da fraqueza do homem prevalecendo sobre ele não permitindo que seja forte nem deixa assumir a autoridade legítima que Deus concedeu. Esse homem pode responder exaltando a mulher e satisfazendo os seus desejos ou tornando-se passivo e tímido.
- Busca se unir à alma de outras pessoas,como se fosse uma união espiritual.
- “Fala” espiritualmente mas sua força emana do poder da alma.
- Quando desafiado esse espírito maligno finge uma humildade momentânea, mas logo depois com sua força redobrada se levanta como uma serpente.
CURIOSIDADES:
A Igreja Católica Romana não adora o Jesus ressurreto, como o Senhor dos Exércitos. As duas imagens que eles tem é um pequeno bebê na manjedoura ou Jesus na cruz, essas imagens são de um Jesus impotente.
Jezabel só pode existir com homens que não são homens. Todos os homens que serviam à Jezabel eram eunucos, 2 Rs 9.32. Os Padres são como eunucos.
Na Espanha existem madonas (estátuas), que são reverenciadas pelo povo, as pessoas vestem essas madonas com diferentes roupas. Elas são feitas com uma cabeça, a palma das mãos e pés , que são interligados por arames. Veja o que sobrou de Jezabel na terra depois da sua morte, 2 Rs 9.35.
Rebelião 1 Sm 15. 22e 23
É o espírito de desobediência as leis. Se você não pode se sujeitar à Deus ou ao seu marido, não engane a si mesma.
Muitas mulheres que são líderes espirituais estão cheias de pecado de rebelião. Este pecado está escondido atrás de uma fachada de super-espiritualidade e tenta convencer os outros de seu relacionamento superior com Deus.
Elas usam essa fachada para conduzir seu próprio caminho, manipular os que estão em sua volta, controlar circunstâncias e a vida de outras pessoas.
-> Incitar a rebelião – 1 Rs 21.25
Incitar uma baixa estima pelos homens em geral. O sentimento é: “Se você quiser que alguma coisa seja bem feita, peça para uma mulher fazer.”
O seu objetivo é assumir o controle por meio da remoção da autoridade.
Solução: Se quer agradar a Deus aceite seus limites, arrependa-se de sua obstinação, repreenda o espírito de Jezabel que tem te aprisionado e recuse-se a continuar vivendo sob o seu controle.
Decepção
O espírito que atuava em Jezabel tem uma aparência enganadora. Ele prevalece por meio do engano. Tem aparência doce, sedutora e submissa para quem está de fora, mas esconde feridas, ofensas, ciúmes e competição.
Independência e Desrespeito. Ef 5.33
Características dos nossos dias. As mulheres declaram abertamente o direito de ser e fazer o que querem, não aceitam qualquer autoridade masculina sobre si. Também a perda do verdadeiro respeito pela autoridade de Deus e do homem, ela as vezes tenta destruir um homem de Deus por meio de difamação ou falsas insinuações ou até provocação sexual.
O desrespeito começa a ocorrer em pequenas coisas, como gritar com o marido, repreendê-lo diante dos filhos e de outras pessoas… O desrespeito começa no coração.
Influência do espírito que atuava em Jezabel no lar
1-Quando o pai não assume a autoridade do lar os filhos não querem se identificar com a fraqueza do seu pai e se aproxima da mãe que é mais forte e começa a modelar a sua personalidade no que é feminino. Esse filho tem mais sensibilidade, chora facilmente e não é muito forte na habilidade de criar, iniciar coisas novas, de se levantar no campo de batalha.
As meninas vão desprezar homens fracos e sempre vão tomar o controle sobre esses homens.
Elas foram modeladas por mulheres fortes e vão se tornar controladora. Esse espírito só pode coexistir quando o homem não tiver essa masculinidade, quando ele perde a habilidade de reproduzir e será sempre atraída por homens fracos.
Se você tem desprezado o seu pai por ser fraco, você vai desprezar também todo homem que você achar que é fraco.
Mulheres fortes casarão com homens fracos que por sua vez buscarão mulheres fortes e vão produzir crianças iguais aos pais e essa é a estratégia desse espírito.
A mulher quer se sentir segura e ela mesma proporciona isso.
2- Destruição do sacerdócio na família. 2 Cr 22.10
Atalia foi a 1a feminista 842-837 a. C. 2 Rs 11
3 - O que deixamos como exemplo? 2 Cr21.6 , 2 Cr 24.7 ; 22.3,4; 23.7
Atalia era filha de Acabe e Jezabel. Ela seguiu o exemplo da mãe na ambição, manipulação, intriga, adoração a Baal e assassinato. Ela é chamada aquela mulher má.
O exemplo que devamos deixar é de uma mulher que tem o coração ligado ao temor do Senhor e tem um relacionamento de intimidade com o Ele. Uma exemplo de vida em submissão e respeito ao marido, para que as suas filhas e as irmãs que estão ao seu redor sejam influenciada a buscar a Deus e a amá-lo acima de todas as coisas.
Como resistir o espírito que atuava em Jezabel?
Agindo no extremo oposto desse espírito.
Se rebelde – devemos nos tornar submissas.
Se orgulhosa e arrogante – devemos nos tornar humildes e mansos de coração.
Se controladora – devemos ser gentis e desejosas de nos render.
Esse espírito se apresenta com bruxaria, imoralidade, medo e desânimo – temos de viver uma vida crucificada, na pureza de Cristo, cheia de amor e fé.
Somente a pessoa revestida de autoridade dada por Deus pode resistir ao espírito que atuava em Jezabel.
Ex: Deus não pediu a Elias que removesse a rainha Jezabel, ao contrário, Elias fugiu dela com sinais de ansiedade e depressão se escondendo numa caverna. Coube a Eliseu avisar Jeú de que ele recebera autoridade de Deus para removê-la.
O que devemos fazer:
Reconheça a sua condição, o seu pecado.
Arrependa-se, e peça perdão a Deus e a quem o Espírito Santo falar ao seu coração
Quebre as cadeias, rompa com as prisões, em nome de Jesus.
Leia Is 47 .1-10 e Ap 18.4-8
“Por isso em um só dia sobrevirão os seus flagelos, morte, pranto e fome, e será consumida no fogo, porque poderoso é o Senhor que a julgou.” Ap 18.8
Sara queria agradar a Abraão – ela o amava.
Jezabel queria agradar a ela mesma –não amava ninguém.
O legado que Sara deixou – mulheres tementes a Deus.
O legado que Jezabel deixou – Atalia.
Sara um exemplo a ser seguido.
Sara ou Jezabel? A escolha é sua!
ALELUIA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário